sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os três aspectos do espiritismo: Ciência, Filosofia, Religião


“O espiritismo é uma ciência que cuida da natureza, origem e destino dos espíritos, tanto quanto de suas relações com o mundo corporal”
Não tem nenhuma ciência material que estuda isso, a física não estuda,nem a biologia, muito menos a psicologia, esse é um objeto próprio da doutrina espírita! Tanto quanto as relações do espírito com um mundo corporal, qual a relação do corpo com a matéria! A doutrina espírita porém se torna aliada as outra ciências!
Kardec, foi convidado a assistir fenômenos que aconteciam em lugares bem freqüentados, porem ele dizia, não tenho tempo para brincadeiras! Só que quem o convidara também era um homem de muito respeito e estudo, como Kardec, então ele resolveu conhecer tais fenômenos, que por fim não o surpreenderam, as mesas que se moviam e giravam, ele dizia que aqueles efeitos físicos eram fácies de se explicar, até que resolveram colocar um alfabeto sobre as mesas, e fizeram perguntas, e o alfabeto se movia dando respostas inteligentes! Kardec ficou impressionadíssimo com aquela situação nova, caiu em si, não eram as mesas que se moviam sozinhas,mas sim conduzidas por seres que já viveram aqui, na terra! Ele pergunta:
quem você é??
- Sou um ESPIRITO!!!
 Você já viveu aqui???
- Varias vezes!!!A única diferença de você, é que tens corpo eu não!!!
 Kardec, constrói uma ciência e uma filosofia no dialogo com os espíritos desencarnados, inteligências incorpóreas , através de fenômenos, onde o alfabeto móvel respondia suas perguntas! Ele foi fazendo reflexões, foi percebendo que havia inteligência sem corpo físico, percebendo em tal como na terra, que se divide em vários grupos sociais, o mundo espiritual também tem suas sociedades, foi descobrindo uma serie de princípios, são as características peculiares da ciência e filosofia espírita! Então depois de catalogar uma serie de diálogos, depois de perguntar e debater, aqueles seres incorpóreos, as mais relevantes questões da humanidade, Kardec se perguntou??? Será que isso tem alguma conseqüência na vida das pessoas??? Se é possível entrar em contato com seres que não tem corpo, então precisamos rever todos conceitos humanos , pois a ciência materialista se baseia que o pressuposto de que o ser humano é um corpo biológico, que tem inicio com o nascimento e o fim com a morte!!
MAS A INVESTIGAÇÃO LEVOU KARDEC A CONCLUSÃO inexorável  de que a vida prossegue para além do túmulo! Que conseqüência isso têm?? Tem conseqüências de ordem moral??
“É uma revolução completa a se operar nas idéias, que estamos vivendo hoje!” pois os conhecimentos da doutrina Espírita estão se generalizando para a sociedade!
Então Kardec nos afirma, que a doutrina espírita é uma religião, onde o seu aspecto é religar o homem a Deus, através da fé raciocinada que acredita na reencarnação e evolução do homem para a sua plenitude!
Qual tipo mais perfeito que Deus tem oferecido aos homens, para servir de guia moral e de modelo de conduta??
- JESUS.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel