domingo, 20 de novembro de 2011

JESUS E SEUS APÓSTOLOS





Podemos dividir a vida de JESUS e seus APÓSTOLOS em três fases:
1-                     O CHAMAMENTO,
2-                     A EDUCAÇÃO E
3-                     A MISSÃO.

-Introdução-
Fazia 400 anos que a mensagem -a Profecia- houvera sido esquecida. O povo de Israel acreditava que DEUS houvera se esquecido deles. O Império Romano dominava arbitrariamente subjugando seu poder(ter o domínio), sobre o povo.
Israel naquela época estava dividida em tetrarquias e naquela que era a mais pobre, a Galiléia,surgiria um homem que comoveria multidões. A mensagem passava entre todos, que desejavam ver aquele homem incomum,
estropiados, infelizes, surdos, paralíticos, mudos, leprosos, todos eles desejavam achegar-se a JESUS DE NAZARÉ, filho de José e de Maria.
Uma nova esperança clareava aquela região. Os corações estavam em festa. Joanna de Angelis, através da Mediunidade de Divaldo Pereira Franco, teve a oportunidade de asseverar que todos aqueles que cruzaram seu caminho jamais foram os mesmos.
Amaram-no ou odiaram-no, mas nunca ficaram indiferentes à sua presença.
Jesus cuja perfeição esta longe de nós, é a luz maior, é o ser mais perfeito que já esteve na Terra. Embora sua luz brilhe, estamos tão distante dela.
-De acordo com as entidades venerandas, na questão 625, do livro dos Espíritos, ele é nosso modelo e guia, a rota segura que Deus nos ofereceu, para que pudéssemos trilhar nosso caminho rumo a perfeição.
O Cristo vinha trazer sua palavra generosa, a sua mensagem de amor para transformar vidas, mentes, espíritos.
Naquela madrugada, Ele iria se recolher-se no monte, durante toda a noite em oração, elevou seu pensamento a Divindade, viajando para dentro de si mesmo, preparando-se para o acontecimento que se daria pela manhã, junto ao Mar da Galiléia, também chamado Lago de Tiberíades, Lago de Genesaré, onde uma multidão amontoava-se para vê-lo, Jesus resolveu escolher doze homens, aqueles que ele chamaria de APÓSTOLOS. Ele iria chamando um a um, enumerando-os, para que eles pudessem ajudar, afim de prepará-los para levar a Mensagem de Amor a todas as criaturas.
De acordo com Mateus, o Evangelista, em seu evangelho, vai nos dizer que esses doze homens foram:
-SIMÃO-TAMBÉM CHAMADO PEDRO,
-ANDRÉ- SEU IRMÃO,
-TIAGO-FILHO DE ZEBEDEU,
-O SEU IRMÃO JÕAO- O DISCÍPULO AMADO DE JESUS,
 -FILIPE,
-BARTOLOMEU, QUE TAMBÉM CHAMADO DE NATANAEL,
-TOMÉ
-MATEUS,
-THIAGO- FILHO DE ALFEU,
-JUDAS TADEU,
-SIMÃO ZELOTE
-JUDAS ISCARIOTES.

É MUITO IMPORTANTE QUE AO FAZERMOS UM ESTUDO SOBRE A VIDA DE JESUS E OS SEUS APÓSTOLOS, apontemos uma diferença. A diferença que há entre a palavra discípulo e a palavra apóstolo:
-os discípulos da “BOA NOVA”, foram todos aqueles que seguiram e seguem as pegadas do Mestre JESUS. Do latim, aluno, aquele que aprende com o seu mestre. Muitos homens e mulheres acompanharam seu caminho, seguiram seus passos, aprenderam com ELE as suas lições.
- A palavra APÓSTOLO que vem do grego e significa enviado, legado, embaixador, foi o título que JESUS deu a esses doze homens, que ele escolheu para acompanhar  seus passos. Ele escolheu estes companheiros após meditar no monte e com certeza, cada um com suas limitações, iriam fazer de tudo para cumprir sua missão.

-A PRIMEIRA FASE, DO CHAMAMENTO:
Quando Jesus iria convidar os doze homens, a ser seus discípulos, para caminhar juntos na grande jornada de sua vida e ressurreição.
Junto ao lago de Genesaré, Jesus percorrendo, aquele lago tranqüilo, viu a frente dois irmãos, SIMÃO também chamado PEDRO e seu irmão chamado ANDRÉ, eles estavam jogando as redes ao mar.
-E JESUS APROXIMANDO-SE DELES LHE DISSE:
- “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Eles o seguiram sem duvida nenhuma, foram confiantes, deixaram ali suas redes.
Naquele mesmo dia, mais a frente, Jesus iria ver dois outros irmãos, filhos de Zebedeu e Salomé. Salomé que era irmã de Maria, mãe de Jesus, portanto primos dele,tratava-se de TIAGO E JOÃO. E aproximando-se deles, O MESTRE POR EXELÊNCIA lhes disse:
- “FILHOS DE ZEBEDEU, DESEJAIS PARTICIPAR DAS BOAS NOVAS COMIGO?”
-Sem duvidar, eles também deixaram suas redes e o seguiram.
Contam os benfeitores espirituais, que JOÃO ajoelhou-se aos pés de Jesus, beijando as suas mãos em lágrimas e TIAGO, colocou a sua destra sobre o ombro de JESUS, eles iriam trabalhar muito em harmonia na seara junto ao mestre Jesus.
-JOÃO FOI CHAMADO O DISCÍPULO AMADO DO MESTRE- era o mais novo, com apenas quatorze anos de idade.
- BARTOLOMEU ou NATANAEL conheceu Jesus através de um amigo, FILIPE. Certo dia Bartolomeu estava em sua casa, quando Filipe aproximou-se e lhe disse:
- Aquele a quem nós estamos aguardando desde há muito, já se encontra entre nós! É JESUS DE NAZARÉ! Filho de um carpinteiro, Bartolomeu sorriu zombando:
“PODE VIR ALGUMA COISA BOA DE NAZARÉ”? É porque naquela época, apesar do povo aguardar a vinda do MESSIAS, eles não sabiam de onde ELE viria e corria boca a boca, que na região de Nazaré, não poderia vir nada de bom. Era estranho aquele homem que levantava pessoas que estavam tidas como mortas, que curava leprosos, devolvia vistas aos cegos, viesse daquela região. E portanto eles resolveram ir ao encontro do mestre, para que Bartolomeu pudesse ver com seus próprios olhos. Ele andava por aquela estrada poeirenta, quando avistou ao longe JESUS, assentado sobre uma rocha debaixo de uma árvore e quando Bartolomeu se aproximou dele, antes que dissesse qualquer coisa,
 então JESUS DISSE-LHE:
“AQUI HÁ UM VERDADEIRO ISRAELITA, EM QUEM NÃO HÁ DOLO.”(culpa, fingimento)O homem ajoelhou-se aos pés daquele desconhecido e lhe disse: “RABONI”- que quer dizer MESTRE TU SABES QUEM EU SOU?
-“ERGO BONUS PASTOR SUM”.- EU SOU O BOM PASTOR E CONHEÇO A TODAS AS MINHAS OVELHAS. Naquele dia Bartolomeu reconheceu Jesus o Mestre por Excelência.

-FILIPE já era discípulo de Jesus quando convidou Bartolomeu. Ele fora convidado na cidade de Betânia, quando escutava Jesus falar da Boa Nova. Ele estava a margem do Rio Jordão, falando a multidão e quando Filipe se aproxima, olhando profundamente em seus olhos O MESTRE DIZ:
-SEGUE-ME!- E ELE O SEGUIU-

Os evangelistas não  nos narram exatamente quando foi que Jesus convidara JUDAS ISCARIOTES, para ser um de seus discípulos, mas acredita-se que foi logo no início quando ele convidara os outros.

Em uma manha de sábado, Jesus caminhando perto da Alfândega, encontrou um homem um publicano, ele estava no telônio(casa ou mesa onde recebiam rendas públicas), realizando o seu trabalho como de costume, quando ele vê aquele homem vindo em sua direção, ele apenas ouviu a voz de Jesus a  lhe dizer:
-“MATTAIOS, MATEUS, VINDE COMIGO, eu te convido para que possas anotar agora almas para o reino dos céus”, ele levantou-se e seguiu Jesus sem questionar.
-o chamamento de Judas Tadeu, se deu de uma forma diferente, conforme esta narrado pelo espírito shaolin, através da mediunidade de João Nunes Maia, no livro AVE LUZ. Quando Judas Tadeu era criança para a adolescência, conheceu um homem chamado Basílio, tido como feiticeiro naquela região, ele foi convidado para ir a sua cabana e lá Basílio lhe mostrou através de uma pedra coberta por um véu, passar como um filme, toda trajetória da vinda do messias, seu nascimento na estribaria até a sua morte na cruz, Basílio disse a ele: esse é o CRISTO, AQUELE A QUEM ESPERAMOS, QUE AS

PROFESSIAS ANUNCIARAM e tu será chamado para se tornar uns de seus discípulo e aceitando irá trabalhar junto a BOA NOVA. O TEMPO PASSOU E QUANDO ELE CONHECEU JESUS, ACENDEU NO SEU CORAÇÃO UMA CHAMA, ele reconheceu Jesus como o messias e seu mestre.
-SIMÃO O ZELOTE, ouvira  falar de Jesus através das pessoas que andavam pela cidade, todos queriam vê-lo, tocá-lo, beneficiar-se dele, ele também desejava conhecê-lo, desde sempre ele queria fazer o bem, tinha convicção que a sua missão na terra era de ajudar pessoas necessitadas e então quando conheceu o meigo RABI DA GALILÉIA, também resolveu segui-lo, sendo convidado por ELE.
-TOMÉ, o apóstolo que duvidou, a história não nos relata como foi chamado,mas se sabe que ele seguiu e aceitou o mestre Jesus.
- TIAGO MENOR- através de um sonho, onde foi envolvido por uma vibração que não podia explicar, ele vê Moisés, que lhe fala do MESTRE que já estava na terra e de sua missão especial de direcionar vidas, e logo após uma luz imensa fez aparecer Jesus, que estendia a sua mão e lhe dizia: “VEM A MIM, QUE TE FAREI MEU

DISCÍPULO”, PARA QUE TENHAS FÉ REDOBRADA EM DEUS, EM TI E NO PRÓXIMO.
O CHAMAMENTO DE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS, É ALGO MUITO INTERSSANTE. PORQUE SE VÊ UMA AUTORIDADE PERANTE AQUELES HOMENS. NENHUM DELES PEDIU PARA PENSAR, TODOS ELES SEGUIRAM-NO, NÃO PERGUNTARAM ABSOLUTAMENTE NADA.

- A SEGUNDA FASE DA VIDA DE JESUS COM SEUS APÓSTOLOS, É O DA EDUCAÇÃO:
- O mesmo espírito Shaolin, já citado no livro Ave Luz, nos narra por diversas vezes o Meigo Rabi da Galiléia, na casa de Simão Pedro, nas Igrejas que houvera se fundado em BETSAIDA, em BETÂNIA, as vezes na praia de Cafarnaum, a noite se reuniam. Era o momento que eles tinham para tirar as suas dúvidas, inquirir ao mestre sobre os sentimentos, sobre as mensagens que eles houveram recebido durante todo dia, ERA UM MOMENTO MUITO ÍNTIMO DE JESUS E SEUS APÓSTOLOS. MUITO BEM NARRADO HOJE PELOS  benfeitores ESPIRITUAIS.
Durante três anos e meio aproximadamente, conforme nos conta os historiadores, esses doze homens que foram apóstolos de Jesus, seguiram suas pegadas, trabalhando em seu nome e aprendendo sua lição valorosa e onde quer que o mestre estivesse eles também estavam.


CONTA  TAMBÉM A BÍBLIA SAGRAGA, ATRAVÉS DOS EVANGELISTAS,(LUCAS, MATEUS,JOÃO,MARCOS), QUE JESUS POR DIVERSAS VEZES ACONSELHOU, ADVERTIU; CENSUROU, REPREENDEU COM BRANDURA, OS SEUS APÓSTOLOS.
Assim nós vamos notando que durante a trajetória de Jesus na terra, ele foi preparando um a um para que eles pudessem depois continuar o trabalho.

- TERCEIRA FASE, É A DA MISSÃO:
No ano em que Jesus foi crucificado, logo após a sua morte, no terceiro dia como houvera prometido, regressara para viver com os seus, durante cinqüenta dias, Jesus apareceria para prepará-los, ainda mais para o trabalho que iriam empreender. No dia conhecido como PENTECOSTES, QUE ERA UMA COMEMORAÇÃO, QUE SE REALIZARÁ, A COLHEITA DO TRIGO, LOGO APÓS A PÁSCOA, ELES ESTAVAM TODOS NO MONTE, QUANDO JESUS APARECE À MULTIDÃO. E DEPOIS DO SERMÃO DA MONTANHA ESTE SERÁ O MAIS BELO DISCURSO DE JESUS, PARA AQUELES QUE DESEJAM SEGUI-LO. ERA UMA ORIENTAÇÃO NÃO APENAS AOS SEUS APÓSTOLOS, MAS PARA TODOS NÓS, AQUELES QUE SERÍAMOS OS CRISTÃOS.




JESUS DISSE A ELES:
IDE E PREGAI, LEVAI A MINHA MENSAGEM A TODOS OS POVOS, CURAI OS ENFERMOS, LIMPAI OS LEPROSOS, RESSUSCITAI OS MORTOS, EXPULSAI OS DEMÔNIOS. HAJAM EM NOME DO MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS. NÃO POSSUIRÁS OURO, NEM TÚNICAS, NEM ALPARCAS(SANDÁLIAS) PARA O CAMINHO, MAS SOMENTE AQUILO QUE TE É NECESSÁRIO.
EU VÓS ENVIO COMO OVELHAS EM MEIO AOS LOBOS, SEDE PRUDENTE COMO AS SERPENTES E MANSOS COMO AS POMBAS. ACALTELAI-VOS, PORÉM, DOS HOMENS; PORQUE ELES VOS PERSEGUIRÃO, AÇOITARÃO POR MIM, EM NOME DA CAUSA, MAS SAIBAM EU ESTAREI CONTIGO, “POIS MATAM O CORPO, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”.
A pregação dos APÓSTOLOS, começou na palestina, a partir daquele dia eles sairiam de dois a dois levando a mensagem de Jesus onde se fizesse necessário. Mais tarde essa mensagem iria se estender a outros países, quando PAULO DE TARSO transforma-se, ele leva sugestão a SIMÃO PEDRO, PARA QUE A MENSAGEM FOSSE LEVADA A OUTROS POVOS, PORQUE ELES TAMBÉM DEVERIAM RECEBER DAQUELA FONTE INESGOTÁVEL DE AMOR.
Eles fundaram a CASA DO CAMINHO. SIMÃO PEDRO ERA AQUELE QUEM ESTAVA A FRENTE DO TRABALHO. Naturalmente auxiliado por outros companheiros, os outros apóstolos, mas que logo, tiveram que deixar nas mãos do apóstolo mais velho pois deveriam sair para viajar em missão.
Conta-se que o casarão da CASA DO CAMINHO era um imenso terreiro, sem conforto algum, onde ali portavam criaturas trazendo não apenas dores físicas, mas também espirituais, necessitados de toda sorte. E AQUELES HOMENS BONDOSOS QUE HAVIAM SIDO DESPERTADOS POR JESUS, AUXILIAVAM E ESTENDIAM A SUA MÃO.
Mas infelizmente Roma com seu Império, desejou colocar sobre aqueles homens sua autoridade e com passar do tempo a CASA DO CAMINHO a PRIMEIRA IGREJA CRISTÃ, iria fechar as suas portas, não iria sobreviver ao julgo Romano, pois os apóstolos foram sendo perseguidos. Outra igrejas primitivas foram sendo fundadas, foram divulgando a mensagem de Jesus para que hoje o cristianismo se tornasse uma das maiores religiões do mundo. FOI UM MARCO NA HISTÓRIA, EXEMPLO DE AMOR, TRABAHO, CARIDADE, um exemplo para todos nós que buscamos nos aperfeiçoar e trabalhar em nome de Jesus.
O fato é que quase todos aqueles, mulheres, homens daquela época, que seguiram o CRISTO, foram martirizados, sofreram perseguições, foram jogados as feras, um fim doloroso para nós, mas para eles a sua redenção.
Jesus foi o maior exemplo de todos, quando os homens não souberam compreender a sua mensagem, perseguido por causa dela, foi levado ao madeiro da cruz.
Carregou a sua cruz, não em sacrifício, mas em holocausto de amor, para que nós pudéssemos aprender a carregar as nossas cruzes até o fim, para que nós pudéssemos chegar a nossa plenitude.
MARTÍRIOS DOS DOZE APÓSTOLOS:
-TIAGO MAIOR- no ano de 42, foi o primeiro apóstolo a selar com sangue o seu amor a Jesus. Herodes Agripa, ele manda perseguir aos Cristãos e manda matar a fio de espada Tiago Maior.
-TOMÉ- na Índia, por volta do ano 53, foi martirizado, pelo rei de Milapura, na cidade de Madras. Conta os historiadores que ele estava na igreja que houvera fundado, falando de Jesus, quando chegou alguns soldados mandados pelo rei, sem que ele pudesse se defender, esses homens portando em suas mãos flechas envenenadas, flecharam-no. Ele caiu no chão. Desejou gritar de dor, E quando ele ia fazer, a sua frente aparece Jesus, coloca o dedo sobre os seus lábios e lhe diz:
“TOMÉ, NÃO GRITE, PORQUE A SUA VIDA JÁ GRITOU”.
Ele estende as mãos para recebê-lo no Plano Espiritual.

-ANDRÉ- no ano 60, em Patas da Acaia,  na Grécia, também a pedido de um rei, ele foi perseguido e preso, quando soube do veredicto, a crucificação, ele pediu:
NÃO SOU DIGNO DE SER MORTO COMO O MEU MESTRE. DESEJO SER CRUSIFICADO DE OUTA FORMA.
E Andre não foi crucificado, ele foi atado a uma cruz em forma de X. Contam seus biógrafos, que atado a cruz durante dois dias, ele falou sobre o EVANGELHO DE JESUS. Foi consolando aqueles corações que estavam ali para ver a sua desgraça e ele falando as multidões, envolvia-os em vibrações calorosas para que eles fossem tocados pela mensagem do Mestre dos mestres.

-TIAGO MENOR- a poucas considerações, trazidas pelo historiador FLÁVIO JOSEFO. Em um de seus livros, ele narra que ele foi condenado ao apedrejamento. Por ordem do conselho do templo, na primavera do ano de 62.

-SIMÃO O ZELOTE- segundo Egesipo, historiador, ele sofreu martírio na Pérsia, durante o império de Trajano. Ele foi decapitado e depois seus membros foram espalhados pela cidade, para que aquele que fosse cristão não desejasse seguir Jesus de Nazaré.

-SIMÃO PEDRO-  a pedra angular do CRISTIANISMO, aquele que negou CRISTO por três vezes E QUE LOGO APÓS SE ENTREGOU DE CORPO E ALMA, sofreu seu martírio em Roma no ano de 67, ele fora preso e condenado a crucificação, assim como André, ele disse não ser digno de ser morto como seu MESTRE  e pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, sendo naturalmente recebido por Jesus em seu desenlace. Nesse mesmo dia a sua esposa que o acompanhava, foi levada ao holocausto, ela seria jogada as feras, na arena, por amor a Jesus.

-BARTOLOMEU- no ano de 68, na Armênia Maior, depois de converter o Rei Polímeo, seus filhos e diversa cidades que estava em volta daquela que residia, sofre o seu martírio, de uma forma muito dolorosa, arrancaram toda a pele e porque ele não morresse, ele foi decapitado. Segundo os historiadores era um tipo de morte muito utilizada pelos egípcios.

- JUDAS TADEU -no ano 70 a golpes de machadadas ele retorna a pátria espiritual.


-MATEUS- morreu por ordem do rei Hitarco, no altar da igreja, onde ele havia fundado, tendo sido apedrejado, decapitado e depois queimado.

-FILIPE- por volta do ano 80, o Imperador Domiciano que governava, mandou aprisioná-lo, para que ele fosse então enforcado na cidade de Hierapólis.

-JOÃO- o discípulo amado de Jesus, foi o único apóstolo que não sofreu martírio algum. Oitenta anos de vida entregue ao MESTRE, por volta do ano 102, com aproximadamente 98,100 anos de idade ele iria regressar a Pátria Espiritual. Conta-nos MIRAMEZ, através da mediunidade de João Nunes Maia, no livro Francisco de Assis, que já ancião, alquebrado pela idade, era levado a igreja que havia fundado na cidade de Éfeso, onde residia e com dificuldade abria a sua boca para falar de Jesus. Ele então dizia: “AMAI UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”.


-JUDAS ISCARIOTES- não podemos esquecer dele, aquele que se suicidou, que por inconseqüências dos seus atos, por haver compreendido de forma erronia a mensagem de Jesus, porque ele desejava que Jesus pudesse se sobrepor ao Império Romano, através da força e do poder, ele reconhecia que Jesus era o Mestre dos mestres, mas ele desejava que Jesus tomasse em suas mãos o poder de Roma. E quando O entrega é para que isso acontecesse. No julgamento quando ele vê que Jesus se silenciou, ele não suportou, caindo em si, buscou o suicídio. MAS JESUS NA SUA MISERICÓRDIA INFINITA, CONFORME NOS CONTA MARIA DOLORES, ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE DE CHICO XAVIER, JESUS VAI AS SONAS UMBRALINAS DEPOIS DA SUA MORTE PARA ADORMECER JUDAS, QUE ESTAVA SOFRENDO POR CAUSA DO SEU ATO- O SUICÍDIO-
O que mais lhe pesou não foi a traição,mas sim o suicídio, o ato de exterminar a própria vida.
MAIS TARDE, MARIA SANTÍSSIMA, DESCE AS ZONAS UMBRALINAS, PARA RECOLHER O ESPÍRITO DE JUDAS ISCARIOTES.
 
TODOS OS APÓSTOLOS, LEVARAM A MENSAGEM DE JESUS ONDE SE FEZ NECESSÁRIO, DENTRO DAS SUAS LIMITAÇÕES, ELES CUMPRIRAM SUA MISSÃO, ALCANÇARAM SUA PLENITUDE, PORQUE ELES TRAZIAM DENTRO DOS SEUS CORAÇÕES A MENSAGEM DE JESUS QUE LHES DIZIA:
“NÃO TEMAIS PORQUE ELES MATAM O CORPO, MAS NÃO PODEM MATAR O ESPÍRITO. PORFIAI ATÉ O FIM”

Nós que somos cristãos e espíritas e queremos seguir a mensagem de JESUS CRISTO, pensemos:
O que estamos fazendo de nossa vida?
Qual o destino que estamos lhe dando?

JESUS DE NAZARÉ, QUANDO ESTEVE EM NOSSO MEIO, NOS DISSE:
-“AQUELE QUE QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE A SI MESMO, PEGUE A SUA CRUZ E SIGA-ME. EU SOU O CAMINHO, DA VERDADE E DA VIDA, NINGUEM VEM AO PAI, SE NÃO POR MIM!”-
- POSSAMOS NÓS, NESTA NOITE RECEBER ESTE CONVITE DE AMOR, QUE JESUS POSSA NASCER VERDADEIRAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES, EM NOSSA VIDA. ASSIM COMO NASCEU NA VIDA DE MARIA DE NAZARÉ, MARIA DE MAGDALA, JOÃO BATISTA, LÁZARO, A MULHER DE SAMARIA, PEDRO, JUDAS, TOMÉ, PAULO DE TARSO, FRANCISCO DE ASSIS E TANTOS OUTROS.
E para nós, QUANDO FOI QUE JESUS NASCEU?
Chico Xavier.


Perguntemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:

- Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.


Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:

- Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus, Ele nos responderá:

- Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifas, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:

- Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue? E na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe 
disse:

- Senhor, o que queres que eu faça?!

Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:

- Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar:
- Negue! Negue!
E o soldado com a tocha acesa dizendo:
- Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer?
Foi neste instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer:
- Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-lo.

Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá:

- Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de 
suas palavras:
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Perguntemos à mulher da Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus. E ela nos responderá:

- Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse:
- Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas.
Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: - Senhor, dá-me desta água.

Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:

- Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse.
E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto:
- "Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência!
- Compreendi que chegara o momento de ele 
crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.

Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus? Ele nos responderá:

- Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: - Lázaro! Levanta.
Neste momento compreendi finalmente quem Ele era... A Ressurreição e a Vida!

Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação.
Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos a Bezerra de Menezes o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá:
- Jesus nasceu no dia em que desci as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproximou dizendo:
- Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei minha fé e a confiança em 
Deus.
Foi naquele instante que percebi a Sua misericórdia e o Seu imenso amor pelas criaturas.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
-Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.

Agora pensemos um pouquinho:

E se nós perguntarmos,na nossa vida, quando Jesus nasceu?
Meditemos por alguns segundos: quando foi que Ele nasceu em nossa vida?
Mas se nós não encontrarmos a resposta, se Ele ainda não nasceu, deixemo-lo nascer. Façamos com que ele brilhe a Sua luz dentro de nós, para que possamos ser portadores da sua mensagem, não apenas através das palavras, mas principalmente através dos nossos atos.


“MADRE TEREZA DE CALCUTÁ JÁ DIZIA QUE AS PALAVRAS, ELAS COMOVEM, MAS OS EXEMPLOS ARRASTAM”!
Através dos nossos exemplos podemos levar a mensagem de Jesus e arrastar multidões.

Que Jesus possa verdadeiramente nascer em nossos corações e nesse dia seremos verdadeiramente felizes, pois entenderemos a vida como ela é,viveremos tentando cumprir o seu evangelho,tentando transformar a nossa vida e dessa forma sermos verdadeiros CRISTÃOS, ESPIRITAS, PARA ASSIM ALCANSARMOS A NOSSA PLENITUDE. QUE JESUS O NOSSO MESTRE DO AMOR NOS ABENÇOE E NOS FORTALEÇA HOJE,AGORA E SEMPRE. AMÉM.










  

6 comentários:

  1. Que maravilha ler essas palavras!!!!!!!!!!!!! Parabéns pelo blog e por esse resumo dos apostos do Cristo... Obrigada.
    Marcela- RJ

    ResponderExcluir
  2. Blog interessantíssimo, tomei até a liberdade de copiar e é claro dei os seus créditos, e fiz comentário sobre o seu blog, estou engatinhando, na tarefa do trabalho edificante e seu blog esta me ajudando.
    http://destes-medebeber.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente me emocionei... Obrigada por esse texto!

    ResponderExcluir

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel