quarta-feira, 20 de julho de 2011

-OBSESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA-



 (LM. – Cap. XXIII – Q. 237) – OBSESSÃO É O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE CERTAS PESSOAS. NUNCA É PRATICADA SENÃO POR ESPÍRITOS INFERIORES QUE PROCURAM DOMINAR OUTROS ESPÍRITOS AFINS, CONDUZINDO-OS COMO SE FOSSEM VERDADEIRAS CRIANÇAS. 
 (DIC. AURÉLIO) – (DO LATIM – OBSESSIONE) OBSESSÃO É A PREOCUPAÇÃO, COM DETERMINADA IDÉIA QUE DOMINA, DOENTIAMENTE, O ESPÍRITO DE DETERMINADA PESSOA, RESULTANTE OU NÃO DE SENTIMENTOS RECALCADOS; IDÉIA FIXA; MANIA.
O QUE É A OBSESSÃO? AS INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS    (LM – Cap. XIX – Q. 15) – OS ESPÍRITOS SÓ TÊM UMA LÍNGUA, QUE É A DO PENSAMENTO. ESSA LÍNGUA TODOS A COMPREENDEM, TANTO OS HOMENS COMO OS ESPÍRITOS. A LÍNGUA UNIVERSAL É A DO PENSAMENTO. PORTANTO, O DOMÍNIO QUE ALGUNS ESPÍRITOS LOGRAM ADQUIRIR SOBRE OUTROS ESPÍRITOS OCORRE POR MEIO DA AÇÃO DOS SEUS PENSAMENTOS.  
 LE. P.459    “ INFLUEM OS ESPÍRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS? MUITO MAIS DO QUE IMAGINAIS. INFLUEM A TAL PONTO, QUE, DE ORDINÁRIO, SÃO ELES QUE VOS DIRIGEM”.
QUANDO EMITIMOS UM PENSAMENTO POR MAIS SECRETO QUE NOS PAREÇA EVIDENCIAMOS A FAIXA VIBRATÓRIA EM QUE NOS SITUAMOS QUE TERÁ PRONTA REPERCUSSÃO NAQUELES QUE ESTÃO NA MESMA FAIXA VIBRACIONAL.
GE. CAP.XIV ITEM 46. A OBSESSÃO DECORRE SEMPRE DE UMA IMPERFEIÇÃO MORAL, QUE DÁ ASCENDÊNCIA A UM ESPÍRITO MAU.
QUASE SEMPRE A OBSESSÃO EXPRIME VINGANÇA TOMADA POR UM ESPÍRITO E CUJA ORIGEM FREQUENTEMENTE SE ENCONTRA NAS RELAÇÕES QUE O OBSIDIADO MANTEVE COM O OBSESSOR, EM PRECEDENTE EXISTÊNCIA.
 É UM PROCESSO BILATERAL. ACONTECE PORQUE EXISTE DE UM LADO O COBRADOR (OBSESSOR) COM VONTADE DE VINGANÇA, SENTINDO-SE FERIDO E INJUSTIÇADO, E DE OUTRO (OBSIDIADO) O DEVEDOR QUE CARREGA CULPA, REMORSO OU ÓDIO QUE NÃO SE EXTINGUIU.
PORQUE OCORRE A OBSESSÃO?
 A OBSESSÃO OCORRE PORQUE OS SERES HUMANOS AINDA CARREGAM EM SUAS ALMAS MAIS SOMBRAS DO QUE LUZES. HÁ SEMPRE O DOMÍNIO NEGATIVO DE QUEM É MENTALMENTE MAIS FORTE SOBRE O MAIS FRACO. DO CREDOR SOBRE O DEVEDOR.
DESEQUILÍBRIO DE NOSSAS EMOÇÕES. NA MAIORIA DAS VEZES NÃO DAMOS IMPORTÂNCIA AOS NOSSOS ESTADOS EMOCIONAIS, QUE OSCILAM BASTANTE.
PEQUENOS “NADAS” TORNAM-SE AGENTES PODEROSOS E FAZEM VACILAR A NOSSA SERENIDADE INTERIOR. EX: ELE/ELA TEM UM “GÊNIO FORTE” – DESCULPAS PARA JUSTIFICAR DESVIO DE CARÁTER
FORMAS DE OCORRÊNCIA DA OBSESSÃO.
1-   ENCARNADO PARA/ ENCARNADO Þ PESSOAS OBSEDIANDO PESSOAS – DOMÍNIO PELO CIÚME – INVEJA – PAIXÃO – DESEJO DE PODER – ORGULHO – ÓDIO – OBSESSÃO SUTIL EM QUE O OUTRO SE JULGA EXTREMAMENTE AMADO – PROTEGIDO = AMOR POSSESSIVO QUE SUFOCA A LIBERDADE DO OUTRO.

2-    DESENCARNADO PARA DESENCARNADO Þ ESPÍRITOS QUE OBSEDIAM ESPÍRITOS - MESMO DRAMA QUE SE DESENROLA TANTO NA TERRA QUANTO NO PLANO ESPIRITUAL. QUANDO DESENCARNA O HOMEM É O MESMO – CARREGA SEUS VÍCIOS E PAIXÕES. TORTURAS E CRUELDADES – ESPÍRITOS LIGADOS AO MAL SÃO JULGADOS E CONDENADOS POR OUTROS EM PIORES CONDIÇÕES.
3-   ENCARNADO PARA DESENCARNADO Þ VINCULO OBSTINADO POR ENTES AMADOS QUE DESENCARNARAM PRIMEIRO. AMOR EGOÍSTA E POSSESSIVO QUE SE TRANSFORMA EM FIXAÇÃO MENTAL.

4-    DESENCARNADO PARA ENCARNADO, O OBSESSOR NEM SEMPRE É PRESSENTIDO PELA VÍTIMA - INDUZ À CULPA E AO REMORSO – PREJUDICA COM SUAS VIBRAÇÕES COM O INTUITO DE PERSEGUIR E SE VINGAR.

5-   OBSESSÃO RECÍPROCA - VERDADEIRA SIMBIOSE. DOIS SERES PASSAM A VIVER EM REGIME DE COMUNHÃO DE PENSAMENTOS E VIBRAÇÕES.

6-    AUTO-OBSESSÃO Þ O HOMEM É O OBSESSOR DE SI MESMO – É MAIS FÁCIL LANÇAR A CULPA DOS TORMENTOS E AFLIÇÕES AOS ESPÍRITOS PARA NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADES. DOENTES DA ALMA Þ VIVEM UM PASSADO DO QUAL NÃO CONSEGUEM FUGIR – SOMATIZAM – SOFREM POR ANTECIPAÇÃO - AUTOFLAGELAM-SE COM O CIÚME, A INVEJA, EGOÍSMO, ORGULHO, DESPOTISMO.
CLASSIFICAÇÃO DAS OBSESSÕES  
1-   OBSESSÃO SIMPLES – O OBSESSOR PODE SER UM ESPÍRITO INIMIGO DO PASSADO E MUITO MALÉFICO, MAS O OBSIDIADO NÃO ENTRA NA PERFEITA SINTONIA DO INIMIGO, POIS, TEM SEUS PENSAMENTOS ELEVADOS E CONSEGUE POR MEIO DE BOAS ATITUDES E SENTIMENTOS, AFASTAR O OBSESSOR.

2-   FASCINAÇÃO – É A ILUSÃO PRODUZIDA PELA AÇÃO DIRETA DO ESPÍRITO SOBRE O PENSAMENTO DO OBSIDIADO E QUE DE CERTA FORMA LHE PARALIZA O RACIOCÍNIO. O OBSESSOR É UM DOENTE QUE PROCURA SE INFILTRAR NAS FRAQUEZAS DO OBSIDIADO COMO: CIÚME DESEJO DE PODER, DE POSSE. 

3 SUBJUGAÇÃO MORAL: O INDIVÍDUO É LEVADO A TOMAR DECISÕES FREQUENTEMENTE ABSURDAS E COMPROMETEDORAS, MAS PORQUE ESTÁ ILUDIDO, CONSIDERA AS DECISÕES SENSATAS.
4 SUBJUGAÇÃO CORPORAL: O OBSESSOR AGE SOBRE OS ÓRGÃOS MATERIAIS, PROVOCANDO MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS NO OBSIDIADO, LEVANDO-O A PRATICAR ATOS RIDÍCULOS. (LM. CAP. XXIII)

MODOS DE ATUAÇÃO DO OBSESSOR
1-   SUTILMENTE À PRINCÍPIO – DELICADO PROCESSO DE HIPNOSE. A IDÉIA DO OBSESSOR PENETRA A MENTE DO OBSEDIADO QUE DÁ GUARIDA AO PENSAMENTO INFELIZ.
2-   O OBSESSOR APROVEITA BRECHAS MORAIS QUE A VÍTIMA APRESENTA.
3-    O OBSESSOR SABE QUE DESEJA SE VINGAR – ÀS VEZES NÃO TEM NOÇÃO DE TEMPO – NOME ETC.
4-    OBSESSORES PODEM ESTAR SENDO USADOS POR OBSESSORES MAIS INTELIGENTES E CRUÉIS – OBSESSORES OBSEDIADOS.
5-    NO SONO FÍSICO INTENSIFICAM A PERSEGUIÇÃO – APAVORAM E EXERCEM O DOMÍNIO – QUANDO HÁ CULPA – REMORSO: O OBSESSOR DESEQUILIBRA EMOCIONALMENTE O OBSEDIADO.
EFEITOS DA OBSESSÃO Ø  

1-   EFEITOS DE NATUREZA PSÍQUICA COM ALTERAÇÕES NA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO “ ELE JÁ NÃO É MAIS O MESMO”   

2-    SURGIMENTO DE IDÉIAS FIXAS TORTURANTES

3-    DOMÍNIO DE SUA VONTADE POR OUTRA VONTADE

4-    INQUIETAÇÃO CRESCENTE SEM CAUSA APARENTE

5-    EXCITAÇÃO DE DESEJOS FORTES ALÉM DO HABITUAL  

6-    MANIA DE PERSEGUIÇÃO. O INDIVÍDUO SENTE-SE INJUSTIÇADO OU DISCRIMINADO.

7-    SUBJUGAÇÃO A UM CANSAÇO FÍSICO E MENTAL INCAPACITANDO O INDIVÍDUO PARA O TRABALHO, LAZER E APRENDIZADO.

8-    DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO PARA LEITURA – ORAÇÃO E CONVERSAÇÃO ELEVADA.

9-   INSEGURANÇA E MEDOS INFUNDADOS, CHORO FREQUENTE

10-               EMERSÃO DE IMPULSOS ADORMECIDOS MAIS OU MENOS INCONSCIENTES.

11-              EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA SÃO AS “ENFERMIDADES-SIMULACROS” QUE RESULTAM DA ATUAÇÃO MAGNÉTICO-OBSESSIVA   

12-              A MENTE DO OBSIDIADO, CONTROLADA PELA MENTE DO OBSESSOR, FAVORECE A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS PATOLÓGICAS, PROPICIANDO A DEGENERAÇÃO CELULAR DO SEU ORGANISMO EM FORMA DE CÂNCERES, TUBERCULOSE, HANSENÍASE E OUTRAS ENFERMIDADES.

13-               DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO, RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO, ALERGIAS ETC...

14-               AS OBSESSÕES QUE ASSUMEM CARÁTER DE SUBJUGAÇÃO OU POSSESSÃO PODEM OCASIONAR SÉRIOS DANOS AO ORGANISMO DO OBSEDIADO. LOUCURA – EPILEPSIA – ESQUIZOFRENIA (DELÍRIOS E DISTÚRBIOS DO PENSAMENTO)

15-              EFEITOS DE NATUREZA FÍSICA   IMPORTANTE : DIFERENCIAR ENFERMIDADES PSIQUIÁTRICAS COM SINTOMAS DE MEDIUNIDADE E OBSESSÃO – NÃO SE DEVE CONFUNDIR E AFIRMAR QUE TUDO É PROVOCADO POR OBSESSORES COMO TAMBÉM NÃO SE DEVE ATRIBUIR TODAS AS NOSSAS DIFICULDADES À AÇÃO DOS ESPÍRITOS PERTURBADORES. (L.M. ITEM 253) 
EFEITOS DE NATUREZA SOCIAL     
1-   SÃO AQUELES QUE LEVAM O OBSIDIADO A UMA DIFÍCIL VIDA DE RELAÇÃO COM OS FAMILIARES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO – CONSEQÜÊNCIA IMEDIATA DOS TORMENTOS INTERIORES POR QUE PASSA OCULTAMENTE.

2-    O OBSESSOR UTILIZA DAS PESSOAS QUE RODEIAM O OBSIDIADO INSTIGANDO-LHES ÀS ANTIPATIAS, BRIGAS, DESCONFIANÇAS.

3-    OS FAMILIARES SENTEM-SE CANSADOS DO ESTADO DOENTIO DO OBSIDIADO, DA DEPRESSÃO, DO PESSIMISMO E DAS QUEIXAS.
OBSESSÃO MATA? O OBSESSOR PODE INDUZIR O ENCARNADO AO ATO SUICIDA. MAS O ATO A SER PRATICADO É DO ENCARNADO . O SUICÍDIO É PROCURADO POR LIVRE VONTADE DO ESPÍRITO QUE EM VIRTUDE DO BAIXO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS DAS SUAS FACULDADES QUE FORMAM A MENTE DO ESPÍRITO COMO O DISCERNIMENTO – A FORÇA DE VONTADE – A RAZÃO – A CONSCIÊNCIA – A IMAGINAÇÃO - SE DEIXAM SUPLANTAR POR EMOÇÕES EXACERBADAS E COLOCAM FIM À VIDA DO CORPO HUMANO.
TRATAMENTO DAS OBSESSÕES
1-   PRECE. A AÇÃO BENÉFICA PELO PENSAMENTO ELEVADO MODIFICA A ATMOSFERA FLUÍDICA: ANTÍDOTO DA OBSESSÃO
2-    O PODER DA VONTADE. A VONTADE É UM ATRIBUTO ESSENCIAL DO ESPÍRITO. FAZER O OBSIDIADO SENTIR O QUANTO É ESSENCIAL A SUA PARTICIPAÇÃO NO TRATAMENTO.
3-   MODIFICAR O ESTADO MENTAL AREJANDO A MENTE COM PENSAMENTOS SADIOS, OTIMISTAS E EDIFICANTES.
4-    VIGILÂNCIA CONSTANTE QUANTO A REVOLTAS, ÓDIOS, IDÉIAS NEGATIVAS DE QUALQUER ESPÉCIE, IRRITAÇÃO, IMPACIÊNCIA, VÍCIOS (FUMO, ÁLCOOL, TÓXICOS)
5-   O OBSIDIADO E A FAMÍLIA DEVEM SER ALERTADOS QUANTO AO PROCESSO DA OBSESSÃO. ESCLARECER CIENTIFICA E FILOSOFICAMENTE COMO SE DÁ O PROCESSO MENTE A MENTE E QUAIS OS MEIOS DE COMBATÊ-LO.
6-    CONSCIENTIZAÇÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA (FAMÍLIA ESPIRITUAL E CONSANGUÍNEA) PARA AJUDA AO OBSIDIADO.
7-    CONSCIENTIZÁ-LO DAS RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS NO PASSADO E QUE AGORA O OBSESSOR SE SENTE NO DIREITO DE COBRAR.
8-   TERAPIA DA CARIDADE. JOANA DE ÂNGELIS NOS ALERTA NO LIVRO DIMENSÕES DA VERDADE “AMENIZA TUAS PROVAÇÕES AJUDANDO OUTROS SOB A DOLOROSA CRUZ DAS PROVAÇÕES SEM NOME. HÁ FOME DE AMOR PERTO DO TEU LEITO DE QUEIXAS”.
9-    RECURSOS ESPÍRITAS ATRAVÉS DO PASSE, ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL, ÁGUA FLUIDIFICADA.
10-              AO LONGO DO TRATAMENTO IR ESCLARECENDO O OBSIDIADO LEVANTANDO-LHE AS ESPERANÇAS, SE ESTE ESTIVER DEPRIMIDO. O ESCLARECIMENTO IR SENDO FEITO ATRAVÉS DE CONVERSAÇÕES, DE REUNIÕES ADEQUADAS, DE PALESTRAS, DE LEITURAS EDIFICANTES.
11-               GRANDE DOSE DE AMOR. PERDÃO AO OBSESSOR.
PREVENÇÃO DAS OBSESSÕES OBSESSÃO = DOENÇA DA ALMA – EXISTE OBSESSÃO PORQUE EXISTE INFERIORIDADE NO SER HUMANO. PRECÁRIAS CONDIÇÕES ESPIRITUAIS DO HOMEM (MATERIALISMO – INVERSÃO DE VALORES – DROGAS – ÁLCOOL) – POUCO DESENVOLVIMENTO DA RAZÃO – DISCERNIMENTO – CONSCIÊNCIA). OBSESSÃO É UM FENÔMENO DE ORIGEM MENTAL QUE OCORRE PORQUE EXISTE ENTRE OBSESSOR E OBSIDIADO SINTONIA E AFINIDADE DE PENSAMENTO. (SÓ É OBSIDIADO QUEM QUER). A SOLUÇÃO SEMPRE SERÁ A MUDANÇA DE SINTONIA VIBRATÓRIA ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE APRIMORAMENTO MORAL. PROFILAXIA EFICAZ = AMOR – PERDÃO - EVANGELHO QUE FAZ COM QUE NOS IMUNIZEMOS CONTRA OS VÍRUS NEGATIVOS. AÇÃO DO PENSAMENTO.
MELHOR PREVENÇÃO NÃO DEIXAR QUE A OBSESSÃO SE INSTALE. O MELHOR REMÉDIO ESTÁ NA LIÇÃO DE JESUS:
-ORAI E VIGIAI-


PALESTRA-MINISTRADA NA CASA DO CAMINHO-BOA VISTA-20/07/2011. PALESTRANTE: SILVIO FRANCO

BIBLIOGRAFIA 1- ESTUDO BASEADO NAS OBRAS DE ALLAN KARDEC: O LIVRO DOS ESPÍRITOS, O LIVRO DOS MÉDIUNS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, O CÉU E O INFERNO, A GÊNESE E OBRAS PÓSTUMAS. 2- MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, ANDRÉ LUIZ, FEB. 3- AÇÃO E REAÇÃO, DE ANDRÉ LUIZ, FEB. 4- A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NO NOSSO DIA A DIA, WLADIMYR SANCHEZ 5- OBSESSÃO E DESOBSESSÃO , SUELY CALDAS SCHUBERT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel