quarta-feira, 15 de junho de 2011

Santos e Promessas na visão espírita:



Os “santos e santas” das diversas igrejas espalhadas pelo mundo moderno, foram homens e mulheres que existiram de verdade, tanto que possuem registros de sua passagem pela nossa história documentada. Mas eles souberam conduzir bem sua vida na Terra com atitudes de caridade que deveriam servir de exemplo aos seus devotos.  Mas, a maioria não segue esses exemplos de amor ao próximo, lembram-se deles apenas para pedir: emprego, curas, resolução de problemas financeiros , problemas no casamento, pedir, pedir..., etc.
 A Irmã Dulce por exemplo, socorria os pobres e doentes e construiu um hospital para eles. Foi recetemente beatificada e poderá em breve ser canonizada pela Igreja. Será que alguém seguirá seu exemplo? Será que ela ficaria feliz em receber velas, preces e peregrinações ou quem sabe ela gostaria mesmo é de ver chegar aos pobres, donativos para seu hospital, cestas básicas, roupas, sapatos, remédios, voluntários, etc.?
É comovente ver a fé das pessoas mais simples e ignorantes, mas os que já conseguem entender o verdadeiro sentido da fé (...”a fé sem obras é morta”...), devem mudar seu modo de pensar e agir para que possamos mudar séculos de ignorância. Só assim cresceremos e ajudaremos os que convivem conosco a crescer. Se continuarmos agindo assim, o mundo nunca irá mudar porque nós não mudaremos o nosso mundo interno. Enquanto isso, muitos comercializam diversos objetos de consumo em nome dos “santos” (camisetas, santinhos, medalhinhas e escapulários, posters, orações milagrosas, imagens de todo tipo, etc.)
Precisamos lembrar que Jesus repreendeu o comércio no templo religioso. Este é o que pensamos, sem querer impor ou ir contra quem pensa e age de maneira diferente, queremos abrir para colocar luz na análise. Sabemos que estamos marcando passo há séculos porque nos acomodamos com certos dogmas e rituais religiosos que acreditamos que possam agradar a Deus sem perceber que o que agrada a Ele é a nossa mudança de atitudes no dia-a-dia !
Por isso, vemos pessoas com crucifixo no peito, freqüentando cultos religiosos, lendo Bíblia, etc., porém, fazendo uso de drogas lícitas e ilícitas, se prostituindo e levando pessoas a se prostituir de maneira direta e indireta, enganando, adulterando, roubando, enfim, lesando o próximo e a si mesmo, enganando eleitores.
Onde localizar a origem dos desvios da razão humana? A origem desse desequilíbrio reside nos erros adotados pelas estruturas das institiuições religiosas, nas várias igrejas que se fundaram nas concepções do Cristianismo. Ocultando a verdade para que prevalecessem seus interesses econômicos. As seitas religiosas operaram o desvirtuamento da fé, fixando a sua atividade, por absoluta ausência de colaboração com o raciocínio, no caminho infinito de conquistas da vida, tornando seus seguidores em fantoches manipuláveis.
Sem esclarecimento muitos continuarão a desabafar com sacerdotes e estes continuarão iludindo as pessoas dizendo que, com algumas preces repetitivas e decoradas os pecadores estarão perdoados dos pecados, sem orientá-las para pedir perdão à quem foi por eles ofendido. Por isso, as pessoas voltam a “pecar”, porque assim é muito fácil ser perdoado por um “atravessador” da relação criada entre ofendido e ofensor; eles continuarão a acreditar que a cerimônia religiosa é mais importante do que a convivência do casal dentro do lar, do  que o respeito de um pelo outro e pelos filhos; continuarão acreditando que o ritual do batismo  é mais importante do que ajudar aquela criança a crescer como  cristão consciente em suas atitudes, palavras e pensamentos, etc.
A evolução espiritual é o objetivo, sem o conhecimento continuaremos fazendo barganha com Deus, Jesus, Maria e outros, através das promessas: “se eu te der isso, espero que você me dê aquilo”; continuaremos retribuindo algum bem que cremos ter recebido, oferecendo os joelhos esfolados nas promessas pagas, nas caminhadas com cruzes nas costas, com os dízimos absurdos e mal administrados, ao invés de retribuir o bem recebido fazendo bem ao próximo e a nós mesmos, procurando mudar nossas atitudes, crescendo e amadurecendo de forma consciente para sabermos lidar com a vida e seus desafios em nosso dia-a-dia!
Recebi este texto que fala sobre a visão espírita sobre os santos e as
promessas.

 (evangelização de adultos e mocidade).

2 comentários:

  1. Gosto muito desses estudos pois ajuda muito a tirar várias dúvidas. Estudo o espiritismo desde o ano de 2005, porém como fui educada no catolicismo, tenho que admitir que é muito difícil deixar velhos hábitos para trás. Sempre achei estranho o ato de fazer promessas, como se tivesse comprando à Deus, porém com bastante estudos. vou perdendo um pouco desses hábitos.

    ResponderExcluir

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel