sexta-feira, 16 de setembro de 2011

JESUS E DESAFIOS






O processo de evolução constitui para o Espírito um grande desafio.

Acostumado às vibrações mais fortes no campo dos sentidos físicos, somente quando a dor o visita é que ele começa a aspirar por im­pressões mais elevadas, nas quais encontre le­nitivo, anelando por conquistas mais impor­tantes.

Vivendo em luta constante contra os fato­res constringentes do estágio em que se demora, vez por outra experimenta paz, que passa a que­rer em forma duradoura.

No começo, são as dores com intervalos de bem-estar que o assinalam, até conseguir a tranqüilidade com breves presenças do sofrimento, culminando com a plenitude sem aflição.

De degrau em degrau ascende, caindo para levantar-se, atraído pelo sublime tropismo do Amor.

Conseguir o estágio mais alto, significa-lhe triunfar.



*



Aturdido e inseguro, descobre uma conspi­ração quase geral contra o seu fatalismo. São as suas heranças passadas que agora ressurgem, pro­curando retê-lo na área estreita do imediatismo, em nível inferior de consciência, onde apenas se nutre, dorme e se reproduz, com indiferença pelas emoções do belo, do nobre, do sadio.

Anestesiado pelas necessidades vegetativas, busca apenas o gozo, que termina por causar-lhe saturação, passando a um estado de tédio que antecipa a necessidade premente de outros valores.

Lentamente desperta para realidades que an­tes não o sensibilizavam e, de repente, passam a significar-lhe meta a conseguir, sentindo-se es­timulado a abandonar a inoperância.

O psiquismo divino, nele latente, responde ao apelo das forças superiores e desatrela-se do cárcere celular, qual antena que capta a emissão de mensagens alcançadas somente nas ondas em que sintoniza.

O primeiro desafio, o de penetrar emoções novas, o atrai, impelindo-o a tentames cada vez mais complexos, portanto, mais audaciosos.

Experimentando este prazer ético e estéti­co, diferente da brutalidade do primarismo, acos­tuma-se com ele e esforça-se para novos cometi­mentos que, a partir de então, já não cessam, desde que, encerrado um ciclo, qual espiral infi­nita, outro prazer se abre atraente, parecendo-lhe cada vez mais fácil.



*



Tudo na vida são desafios às resistências.

A “lei de entropia” degrada a energia que tende à consumpção, para manter o equilíbrio térmico de todas as coisas.

O envelhecimento e a morte são fenômenos inevitáveis no cosmo biológico e no universo.

Os batimentos cardíacos são desafios à resis­tência do músculo que os experimenta; os peris­tálticos são teste constante para as fibras que os sofrem; a circulação do sangue é quesito essencial para a irrigação das células; a respiração cons­titui fator básico, sem o qual a vida perece. Tudo isso e muito mais, na área dos automatismos fisiológicos, a interferir nos de natureza psico­lógica.

É natural que o mesmo suceda no campo moral do ser, que nunca retrocede e não deve estacionar sob pretexto algum.

No progresso, a evolução é inevitável.

A felicidade é o ponto final.



*



Não cabe ao homem retroceder na luta, se­não para reabastecer-se de forças e prosseguir nos embates.

O crescimento de qualquer ideal é resulta­do dos estágios inferiores vencidos, das etapas superadas, dos desafios enfrentados.

A sequóia culmina a altura e o volume má­ximos, célula a célula.

O universo se renova e prossegue, molécula a molécula.

Facilidade é perda de estímulo com prejuí­zo para a ação.

Toda a vida do Mestre foi um suceder inces­sante de desafios.

Embates no Seu meio social e familial cons­tituíram-lhe os primeiros impedimentos, que fo­ram ultrapassados, em razão da superior finalida­de para a qual viera.

Ele não aceitou carregar o fardo do mundo em caráter de redenção dos outros, mas ensinou cada um a conduzir o seu próprio compromisso em paz de consciência; não assumiu as tarefas alheias, nem deixou de demonstrar como fazê-las; no entanto, altaneiro, sem presunção, tampouco sem submissão covarde.

Os desafios da sociedade injusta e arbitraria chegaram-Lhe provocadores, mediante situações, pessoas e circunstâncias; apesar disso, sem de­ter-se, Ele continuou íntegro, enfrentando-os sem ira ou medo.

Passou aquele tempo; todavia, permanecem os resíduos doentios.

Alterou-se a paisagem, não os valores, que prosseguem relativamente os mesmos, gerando obstáculos e insatisfações.

Enfrenta os desafios da tua vida, serena-mente.

Não aguardes comodidades que não mereces. Realiza a tua marcha, indômito, preser­vando os teus valores íntimos e aumentando-os na ação diária.

Quem teme a escuridão, perde-se na noite.

Sê tu aquele que acende a lâmpada e clareia as sombras.

Desafiado, Jesus venceu. Segue-O e nunca te detenhas ante os desafios para o teu crescimento espiritual.


JOANA DE ANGELIS.
e-mail enviado por Marli Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel