terça-feira, 26 de abril de 2011

Obsessão e Assistência Espiritual

Obsessão e Assistência Espiritual
(Umberto Ferreira)

De acordo com o Espiritismo, obsessão é a ação persistente que um Espírito exerce sobre uma pessoa com o objetivo de causar-lhe sofrimento.
Na Bíblia, particularmente no Novo Testamento, há o relato de vários casos de obsessão – referidos como atormentados, endemoninhados, lunáticos, possessos – curados por Jesus e pelos discípulos.
Pela sua importância, o assunto é muito bem estudado pelo Espiritismo. Vários recursos são empregados na assistência espiritual, ou, como preferem alguns, no tratamento espiritual dos portadores desse transtorno.
São eles: estudo e prática do Evangelho, oração, passe e água fluidificada, desobessão.
O estudo e prática dos ensinamentos evangélicos, feitos com desejo sincero de se melhorar, provocam profundas mudanças no ser humano, enobrecendo os seus sentimentos, pensamentos e ações.
A ação dos Espíritos obsessores é facilitada pelas nossas imperfeições morais.Quanto maiores estas,mais vulneráveis nos tornamos ao assédio dos Espíritos imperfeitos. Pensamento positivo, bom ânimo e otimismo são de importância muito grande.
Jesus – o maior de todos os médicos e psicólogos –, no momento em que dirigia aos discípulos palavras de despedida, encorajou-os: “[...] no mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (João, 16:33.). Talvez o Mestre tivesse por objetivo evitar que os discípulos ficassem tristes, ou mesmo deprimidos.
O nosso estado mental torna-se então desfavorável às influências dos Espíritos obsessores e favorável à ajuda dos bons Espíritos. A prática do bem, como manifestação do amor, aumenta os nossos méritos e atrai o auxílio dos Obsessão e assistência espiritual.
Água fluidificada: um dos importantes recursos usado na assistência espiritual Espíritos elevados. Além disso, favorece a intervenção divina no sentido de abreviar a nossa expiação.
A oração, além de nos proporcionar sensação de paz, força, coragem e aumento da resistência, atrai a assistência dos bons Espíritos.
Allan Kardec enfatiza a importância da oração: “Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar de quem haja de atuar sobre o Espírito obsessor”. (Op. cit., cap. XXVIII, item 81.)
O passe e a água fluidificada são recursos importantes para livrar o obsidiado dos fluidos negativos do obsessor e envolvê-lo com energias salutares.
Esclarece Allan Kardec: “Nos casos de obsessão grave, o obsidiado se acha como que envolvido e impregnado de um fluido pernicioso, que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele”.(Op. cit., cap. XXVIII, item 81.)
É importante que o obsidiado deseje a própria cura, que colabore com a força da sua vontade. Sobre isso, ensina Kardec: “A tarefa se apresenta mais fácil quando o obsidiado, compreendendo a sua situação, presta o concurso da sua vontade e da sua prece [...]”. (Idem, ibidem.)
Quando o obsidiado não segue essas orientações, os resultados da assistência espiritual ficam aquém do esperado. Ele corre o risco de permanecer longo tempo tomando passe,melhorando e tendo recaída. Por outro lado, quando se esforça para segui-las, os resultados são altamente positivos.
Não se pode esquecer do trabalho incansável e imperceptível aos olhos humanos, desenvolvido pelos Espíritos Superiores, em todas as regiões do planeta, com a finalidade de aliviar os portadores de transtornos obsessivos.

Confiança em Deus e renovação íntima são de extrema importância para a recuperação do obsidiado.

Texto extraído da Revista Reformador. 2007 p 39-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel