segunda-feira, 12 de março de 2012

Amor imbatível amor (introdução)- JOANA DE ANGELIS




 ser ...

Dos automatismos primevos nas fases iniciais da busca da sensibilidade, passou para os instintos básicos até al­cançar a íntelígêncía e a razão, que o projetarão em patamar de maior significado , quando a sua comunicação se fará, mente a mente, adentrando -se, a partir dai; pelos campos vibratóri­os da intuição.
....Porque o trânsito no instinto animal foi de demorada aprendizagem, na experiência humana ainda predominam aqueles fatores afligentes que a lógica, o pensamento lúcido e a razão se empenham por substituir.
... A herança animal, no entanto, que o acostumara a to­mar, a impor-se, a predominar, quando mais/arte, se trans­formou em conflito psicológico, quando no convívio social inteligente as   circunstâncias não facultaram esse procedimen­to primitivo.


... O sexo, nesse imenso painel de experiências, na condi­ção de atavismo predominante dos instintos primários essen­ciais, desempenha papel importante no processo da saúde psicológica e mental, não olvidando também a de natureza física.
Pela exigência reprodutora, domina os campos das ne­cessidades do automatismo orgânico tanto quanto da emoção, tornando-se fator de desarmonia, quando descontrolado, ou precioso contributo para a sublimação, se vivencíaddo pelo amor.
     ... Psicopatologias graves ou superficiaís têm sua origem na conduta sexual frustrante ou atormentada, insegura ou instável, em razão das atitudes anteriores que promoveram os conflitos que decorrem daquelas atitudes infelizes.

 ,,,Não obstante, a contribuição psicoterapêutica do amor é de inexcedível resultado, por direcionar-se ao Si profundo, restabelecendo o interesse do paciente pelos obgetivos saudá­veis da vida, de que se díssocira.


O amor tem sido o grande modificador da cultura e da cívilização, embora ainda remanesçam costumes bárbaros que facultam a eclosão de tormentos emocionais complexos...


              .... O amor é substância criadora e mantenedora do Universo, constituído por essência divina.
        É um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte.
        Mais se agiganta, na razão que mais se doa. Fixa-se com mais poder, quanto mais se irradia.

 
... O prazer legítimo decorre do amor pleno, gerador da felicidade, enquanto o comum é devorador de ener­gias e de formação angustiante.
        O amor atravessa diferentes fases: o infantil, que tem caráter possessivo, o juvenil, que se expressa pela insegurança, o maduro, pacificador, que se entrega sem reservas e faz-se plenificador.
Há um período em que se expressa como compen­sação, na fase intermediária entre a insegurança e a ple­nificação, quando dá e recebe, procurando liberar-se da consciência de culpa.

O estado de prazer difere daquele de plenitude, em razão de o primeiro ser fugaz, enquanto o segundo é permanente, mesmo que sob a injunção de relativas aflições e problemas-desafios que podem e devem ser vencidos.
Somente o amor real consegue distingui-los e os pode unir quando se apresentem esporádicos.


O desejo, que leva ao prazer, pode originar-se no instinto, em forma de necessidade violenta e insopitá­vel, tornando-se um impulso que se sobrepõe à razão, predominando em a natureza humana, quando ainda primitiva na sua forma de expressão. Nesse caso, tor­na-se imperioso, devorador e incessante. Sem o contro­le da razão, desarticula os equipamentos delicados da emoção e conduz ao desajuste comportamental.
É voraz e tormentoso, especialmente na área gené­sica, expressando-se como erotismo, busca sexual para o gozo.
Em esfera mais elevada, torna-se sentimento, gra­ças à conquista de algum ideal, alguma aspiração, an­seio por alcançar metas agradáveis e desafiadoras, pro­pensão à realização enobrecedora.
Dir-se-á que as duas formas confundem-se em uma única, o que, para nós, tem sentido diferente, quando examinamos a função sexual e o desejo do belo, do no­bre, do harmonioso, em comparação àquele de nature­za orgânica, erótica, de compensação imediata até nova e tormentosa busca.
O desejo impõe-se como fenômeno biológico, éti­co e estético, necessitando ser bem administrado em um como noutro caso, a fim de se tornar motivação para o crescimento psicológico e espiritual do ser humano.
É natural, portanto, a busca do prazer, esse desejo interior de conseguir o gozo, o bem-estar, que se ex­pressa após a conquista da meta em pauta.

O prazer depende, não raro, de como seja conside­rado. Aquilo que é bom, genericamente dá prazer, abrin­do espaço para o medo da perda, das faltas, ou para as situações em que pode gerar danos, auxiliando na que­da do indivíduo em calabouços de aflição.
Muitas pessoas consideram o prazer apenas como sendo expressão da lascívia, e se olvidam daquele que decorre dos ideais conquistados, da beleza que se ex­pande em toda parte e pode ser contemplada, das inefáveis alegrias do sentimento afetuoso, sem posse, sem exigência, sem o condicionamento carnal.

Por uma herança atávica, grande número de pes­soas tem medo do prazer, da felicidade, por associá-lo ao pecado, à falta de mérito, que se tornaria uma dívida a resgatar, ensejando à desgraça vir-lhe empós, ou, talvez, como sendo uma tentação diabólica para retirar a alma do caminho do bem.
Tal castração punitiva, que se prolongou por mui­tos séculos, ao ser vencida deixou uma certa consciên­cia de culpa, que liberada, vem conduzindo uma verdadeira legião de gozadores ao desequilíbrio, ao abu­so, ao extremo das aberrações.
Como efeito secundário, ainda existem muitas pes­soas que temem o prazer ou que procuram dissimulá­lo, envolvendo-o em roupagens variadas de desculpis­mos, para acalmar seus conflitos subjacentes.

Acentuamos, porém, que o prazer é uma força cri­adora, predominante em tudo e em todos, responsável pela personalidade, mesmo pela esperança. Muitas ve­zes, é confundido com o desejo de tudo possuir, a fim de desfrutar, mais tarde, da cornucópia carregada de todos os gozos, preferentemente o de natureza sexual.

               Wilhelm Reich, o eminente autor da Bioenergéti­ca, centrou, no prazer, todas as buscas e aspirações hu­manas, considerando que a pessoa é somente o seu cor­po, e que este é constituído por um sistema energético, que deve ser trabalhado, sempre que a couraça bloqueie a emoção, propondo como terapia a Teoria dos Anéis, a fim de, através da sua aplicação nas couraças corres­pondentes, poder liberar a emoção encarcerada.
Tendo, no corpo somente, a razão de ser da vida, Reich tornou-se apologista do prazer carnal, sensual, capaz de levar ao estado de felicidade psicológica, emo­cional.
A natureza espiritual do ser humano, no entanto, não mereceu qualquer referencial de Reich, assim como de outros estudiosos do comportamento e da criatura em si mesma, na sua complexidade, ficando em plano secundário.
Desse modo, o desejo e o prazer se transformam em alavancas que promovem o indivíduo ou abismos que o devoram.

 

A essência da vida corporal, no entanto, é a con­quista de si mesmo, a luta bem direcionada para que se consiga a vitória do Self, a sua harmonia, e não apenas o gozo breve, que se transfere de um estágio para ou­tro, sempre mais ansioso e perturbador.



                                             amor imbatível amor (introdução)

JOANA DE ANGELIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel