domingo, 23 de outubro de 2011

PALESTRA E ESTUDO - CRISTIANISMO PRIMITIVO-LIVRO PAULO E ESTEVÃO-





PALESTRA MINISTRADA POR:
-ROSE FRANCO-
TEMA: CRISTIANISMO PRIMITIVO-LIVRO PAULO E ESTEVÃO(PELO ESPIRITO EMANNUEL),PSICOGRADO POR  CHICO XAVIER.
BASEADO NO SEMINÁRIO: PAULO E ESTEVÃO-PROFERIDO PELO JUIZ-HAROLDO DUTRA DIAS-
ABERTURA:
-APRESENTAÇÃO  DO EXPOSITOR,
-TOPICOS IMPORTANTES A SEREM ABORDADOS:
- O Reino de Deus é a obra divina no coração dos homens,
-Qual o propósito dessa obra? E fatos importantes ocorridos?
- Cartas de Paulo.
- MOTIVOS QUE LEVARAM A ESCOLHER O TEMA:
Para que todos nós, sobretudo o expositor, possa conseguir transmitir a mensagem,ao público encarnado e desencarnado,a essência e o que representa o cristianismo primitivo, o cristianismo genuíno,naquele tempo em que Jesus atuava diretamente, pessoalmente na condução da divulgação do evangelho, tendo como ajudantes encarnados:
- Simão Pedro,
- João Evangelista,
- Estevão,
- Tiago e tantos outros,missionários, que souberam dar todo apoio a Jesus para que a mensagem efetivamente se concretizasse.
É nessa vibração, que  rogo a espiritualidade, nos invada essa noite,nos proteja e nos inspire,para que o clima espiritual reine entre nós e que o livro PAULO E ESTEVÃO seja lembrado com toda pujança por todos nós aqui presentes.
Gostaria de iniciar com um encontro que aconteceu no ano 30-
Entre Jesus e um juiz clemente chamado -Ranam-
Em uma manha de sol, Jesus sentado em uma rua próximo a um templo de Jerusalém, alguns sacerdotes conversavam despreocupadamente... talvez tocado pela figura majestática de Jesus, Ranan sente-se tão profundamente atraído pelo Cristo, que chega até ele e pergunta?
-Galileu o que fazes na cidade?
- Jesus responde: passo por Jerusalém, buscando a fundação do -REINO DE DEUS-
- E o sacerdote então pergunta:
- e o que pensas tu venhas a ser isso?
- Jesus responde: o reino de Deus é a OBRA DIVINA NO CORAÇÃO DOS HOMENS!!!!
- O sacerdote arrogante então pergunta:
-obra divina em tuas mãos? Por acaso, contas com algum colaborador ilustre, algum príncipe hipotecou o seu auxilio a você?
- e Jesus responde: meus colaboradores virão de todas as partes!!!
- O juiz sorriu ironicamente e disse claro!!!! Os tolos e os ignorantes estão em todas as partes do mundo, no entanto procuras a implantação de um trabalho divino e já vistes alguma estátua de lama?
- Jesus olhou para o sacerdote e dizendo assim!!!
-SACERDOTE- NÃO A MÁRMORE MAIS PURO E MAIS FORMOSO QUE O DO SENTIMENTO E NÃO HÁ CINZEL SUPERIOR O DA BOA VONTADE!!!
Isso nos transmite a lição valiosa, de que a obra primordial do EVANGELHO, o trabalho principal do Cristo é TRANSFORMAR O NOSSO CORAÇÃO EM UMA FORMOSA ESCULTURA, COM O CINZEL DA BOA VONTADE, JESUS VAI MOLDANDO O SENTIMENTO DE CADA UM DE NÓS, PARA QUE ADQUIRIMOS A PUREZA E A FORMOZURA necessárias para que o CRIADOR fixe morada definitiva dentro de nós.
E ESSE É O PROPÓSITO!!! E é por essa razão que ele disse ao sacerdote:
-O REINO DE DEUS É A OBRA DIVINA NO CORAÇÃO DOS HOMENS"

Desse modo todo trabalho de divulgação do EVANGELHO, todo trabalho do CRISTIANISMO atinge dois milênios e tem seu destino no coração de cada um de nós.
-A obra PAULO E ESTEVÃO  foi um presente da ESPIRITUALIDADE para nós encarnados. Hoje sabemos que o próprio PAULO E O ESTEVÃO  chegaram a comparecer pessoalmente na cidade de Pedro Leopoldo, enquanto CHICO XAVIER psicografava essa obra-.
-O próprio CHICO em entrevista chegou a confessar que recebeu essa obra mediúnica envolvido em profunda comoção, porque ele entrou em sintonia com aqueles sentimentos mais nobres do cristianismo, entrou em relação espiritual com as figuras mais destacadas do cristianismo primitivo e pôde notar a beleza, simplicidade e a seriedade desses espíritos-.
PERGUNTA:
QUAL O PRÓPOSITO DESSA OBRA???
Emannuel responde:
- “não se trata de uma homenagem a PAULO DE TARSO, o convertido não necessita das nossas mesquinhas homenagens”.
Ele buscava na verdade mostrar a importância da  cooperação na obra CRISTÃ. Essa obra faz justiça a ESTEVÃO, porque não haveria Paulo sem Estevão, da mesma forma todos que desenvolvem um trabalho sério sobre o amparo de Jesus nunca estão sozinhos!!!
-SEMPRE O FAZEM COM A COOPERAÇAO MUITAS VEZES ANÔNIMA DE ALGUM BEM FEITOR-.
NO CASO DE PAULO A COOPERAÇAO VINHA DE ESTEVÃO, e um fato que nos chama a atenção, é que a primeira dupla de trabalho do cristianismo é composta por uma “vítima e um verdugo”(perseguidor). PAULO DE TARSO assassinou ESTEVÃO, ele foi responsável pelo apedrejamento de ESTEVÃO, e JESUS ENTÃO BUSCANDO SELAR A SUA OBRA, COLOCOU VÍTIMA E VERDUGO LADO A LADO por 30 anos consecutivos.
Talvez essa seja a MAIOR LIÇÃO DA PARCERIA PAULO E ESTEVÃO- que não é possível desenvolver nenhum trabalho CRISTÃO  e consequentemente nenhum trabalho ESPÍRITA se o coração não estiver repleto de perdão!!!
“SEM PERDÃO NÃO A TRABALHO NA SEARA DO CRISTO”
- é na seara do CRISTO, sobretudo na seara ESPÍRITA, que se reúne, muitas vezes desafetos do passado que vão procurar desfazer as sombras de animosidade, inimizades, através do trabalho desinteressado e amoroso que a seara espírita proporciona a cada um de nós-.
FATO IMPORTANTE:
O juiz e palestrante HAROLDO DUTRA DIAS, considera segundo ele a obra PAULO E ESTEVÃO, a prova da imortalidade da alma. Pois EMMANUEL, revela muitas vezes detalhes, dados, minúcias históricas, reconstituição de época, com tal profundidade que na época não havia pesquisas divulgadas sobre esses assuntos, muitas coisas reveladas no livro PAULO E ESTEVÃO foram descobertas muitos anos depois.(20,30 até 50 anos)
Ele diz que essa prova da imortalidade da alma é intelectual...
EMANNUEL DEIXA CLARO, É UMA OBRA DOS ESPÍRITOS!!! ESTAMOS ANTECIPANDO EM MUITOS ANOS, O QUE A CIÊNCIA HUMANA IRÁ DESCUBRIR...
O juiz HAROLDO DUTRA DIAS, diz que é obrigado a se convencer sobre a imortalidade da alma, ela esta provada na obra, mas também a um propósito ao reconstruir todo o PRIMEIRO SÉCULO DO CRISTIANISMO, reconstruir historicamente, socialmente, linguisticamente, culturalmente,todas as regiões que o evangelho foi divulgado, ao traçar todo perfil das personalidades dos apóstolos e daqueles colaboradores diretos. EMMANUEL NOS COLOCOU DEFINITIVAMENTE FACE A FACE COM O CRISTIANISMO PRIMITIVO.
Se pairava alguma dúvida, como seria SIMÃO PEDRO?JOÃO?PAULO, COMO ERA SEU TRABALHO??? HOJE JÁ NÃO RESTA DÚVIDAS,nenhuma mais... está absolutamente reconstituído e o exemplo vivo desses primeiros CRISTÃOS está na obra.
-NÓS PODEMOS IGNORAR VOLUNTARIAMENTE, PODEMOS DESPREZAR A OBRA, MAS JAMAIS PODEMOS CHEGAR AO PLANO ESPIRITUAL ALEGANDO IGNORÂNCIA-HAA EU NÃO VIVI PORQUE NÃO SABIA COMO ERA!!!! SABEMOS!!!! E agora temos certeza de que a DOUTRINA ESPÍRITA É O CRISTIANISMO REDIVIVO...
AS PROPOSTAS DE TRABALHO DA DOUTRINA ESPÍRITA, ESTÃO EM ABSOLUTA E PERFEITA SINTONIA COM O TRABALHO INICIAL DOS APÓSTULOS E DO PROPRIO CRISTO, ENQUANTO ESTEVE ENTRE NÓS. Não há duvidas sobre isto.PALAVRAS DE HAROLDO D. DIAS.-
CURIOSIDADES:
Fatos extraordinários para compreensão do EVANGELHO:
No início do livro Emmanuel retifica todas datas do século do cristianismo, em que data Jesus foi crucificado?
-SEXTA-FEIRA, DO MÊS DE ABRIL DO ANO 33.
Emmanuel vai contando detalhes de datas:
-conversão de Estevão ANO 35,
-conversão de PAULO  as portas de Damasco, ANO 36,
-tempo que ele ficou no deserto? Até o seu martírio em Roma no ano 67, virada de 66 à 67.

OUTRO FATO CONTA EMANNUEL: DAS EPÍSTOLAS AOS HEBREUS
Paulo foi fazer uma palestra para os Judeus que moravam em Roma, quando ele fez a pregação do evangelho e da vinda do messias, começaram a sair um por um, não dando importância ao que ele dizia, começaram a rir e ele então sentiu aquele gelo na alma, ficando muito triste e disse assim:
- Doravante eu nunca mais pregarei para os da minha raça, se vocês não souberam receber a mensagem do evangelho, de agora em diante eu vou me dirigir somente aos gentios. Paulo andou pisando duro,  um velhinho veio em sua direção e lhe diz: hoje uma luz, uma claridade nova invadiu a minha alma e eu te peço, por favor não abandone os da nossa raça.
Paulo começou a chorar, ele estava preso em uma prisão domiciliar em Roma, esperando julgamento de Nero.
Emannuel disse que nos últimos três meses subsequentes PAULO foi visto ao cair de toda tarde, escrevendo um documento com  as próprias mãos, muitas vezes interrompeu esses escritos com lágrimas era as “Epistolas aos Hebreus”. Foi a única integralmente escrita por ele. Escreveu em um grego sofisticado.
EMANNUEL DESCREVE O PERFIL DE PAULO:
CAP.IV PÁG.84 DESSA EDÇAO.
UM FATO QUE OCORRE COM PAULO:
EMANNUEL descreve:
-PAULO quando estava preso em Jerusalém e é conduzido a Sezareia Marítima, ele pede ao centurião, para fazer um discurso, para o povo, que estava querendo matá-lo, lá mesmo, EMANNUEL DISSE ASSIM:


-que ele se posta e profere um discurso em hebraico, falou na língua, quando o povo percebeu que ele estava falando em hebraico, houve aquele silencio e respeito. Porque para proferir um discurso em hebraico, só os mestres da raça, eles viram que estava diante de um espírito nobre e de fato era.

Cartas de PAULO:

Em uma das suas viagens, PAULO começa a receber reclamações das igrejas que fundou, com problemas...
PAULO se pudesse se multiplicaria em dez e iria andando a todas as igrejas, mas humanamente isso era impossível, comparecer pessoalmente a todas elas. PAULO era um homem indômito(cheio de energia, não parava), então começa a chorar de frustração , foi vencido, ajoelha e chora, Jesus vai ficar triste comigo...
-LER O LIVRO: PAULO E ESTEVÃO PÁG-528

Comentário:
PORTANTO AS CARTAS DE PAULO QUE ESTÃO NO NOVO TESTAMENTO, FORAM DITADAS PELO PRÓPRIO CRISTO.
QUE REPRESENTA O PENSAMENTO A ESSENCIA DE JESUS,
“MAS SÓ OS DE BOA VONTADE PODE ENTENDER”
-VOLTAR AO LIVRO PAG-529

Então a essência espiritual das cartas de PAULO vem da esfera do CRISTO.
Nós precisamos ler e estudar estas cartas!!!!
EM UM LIVRO “TESTEMUNHOS DE CHICO XAVIER”, FALA QUE EMANNUEL DA UM CONSELHO PARA O CHICO, QUE ELE ESTUDE AS CARTAS DE PAULO, POIS ELAS VEM DAS ESFERAS DO MESTRE, E A ESSENCIA ESPIRITUAL É IMORTAL E É DIRETA DO CRISTO.

PARA ENCERRAR!!!
QUAL A LIÇAO QUE O APOSTOLO PAULO DEIXA PARA TODOS NÓS?COMPROMETIDOS COM O TRABALHO ESPIRITUAL E REFORMA INTIMA?

PAG-547

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel