domingo, 8 de maio de 2011

Perispírito


O ser humano, quando encarnado, é um ser trinário: espírito, perispírito e corpo físico. Essencialmente, é um espírito imortal, evoluindo rumo à perfeição relativa, mas possui um corpo semi-material que lhe serve de instrumento nas relações espírito-corpo físico e vice-versa.
Atualmente, o corpo de matéria quintensenciada recebe, na terminologia espírita, o nome de perispírito (Peri - ao redor de, envolta de) ou corpo fluídico; mas ele é conhecido desde a antigüidade: foi definido como corpo sutil e etéreo por Aristóteles e chamado de corpo espiritual pelo Apóstolo Paulo.
O perispírito liga o espírito à matéria, servindo de intermediário entre o espírito e o corpo material, transmitindo ao espírito as impressões do corpo e comunicando ao corpo as vontades e emoções do espírito.
Mediante um metabolismo psíquico complexo e sutil, através do perispírito o espírito guarda a memória de suas múltiplas encarnações; ele também proporciona ao corpo físico, desde a concepção, as carências e os recursos físicos e mentais adequados a cada encarnação.
O envoltório semi-material do espírito preexiste ao corpo físico e sobrevive a ele, conservando a individualidade do ser. Assim, quando do desencarne, o perispírito se desprende do corpo material e continua a servir ao espírito.
O corpo fluídico vai se tornando mais etéreo, mais sutil, à medida que o espírito evolui. Os espíritos inferiores tem um perispírito mais grosseiro, chegando, muitas vezes, quando do desencarne, a confundí-lo com o corpo material, podendo, por esse motivo, experimentar sensações semelhantes as de frio, fome, sede, calor.
É o perispírito (e não o espírito) que vemos nas aparições e visões. De um modo geral, a aparência do corpo fluídico é a da última encarnação; mas pode ser modificada (se o espírito quiser e souber fazê-lo), pois a substância que o compõe é maleável e plasmável.
Espírito, perispírito e corpo físico são distintos entre si; o espírito é a base da consciência, o perispírito é o elo de ligação entre o espírito e o corpo físico, e o corpo material é o instrumento de interação terrena. Ligados entre si, eles revelam a sabedoria, a bondade e o amor de Deus.

Fontes:
Estudos Espíritas - Divaldo P. Franco/Joanna de Ângelis - Editora FEB
Iniciação ao Espiritismo - Terezinha Oliveira - Editora EME
Revista Internacional de Espiritismo - Abril de 2001 - Casa Editora O Clarim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caridade não brilha unicamente na dádiva. Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano.

Emmanuel